Justificativa:
A Identidade é uma palavra-chave, em voga nos dias de hoje, na
política, na mídia e nos estudos culturais. Com diluição das fronteiras, a
fragilização das tradições e dos laços interpessoais, as pessoas tendem a
reagrupar-se em identidades (religiosas, étnicas, territoriais e nacionais).
Cada vez mais, tanto a identidade pessoal como a identidade coletiva constituem
elementos essenciais para as sociedades.
Neste quadro de incertezas e inseguranças, a identidade permite diferentes
significados e apreensões. É possível definir identidade como um processo pelo
qual uma pessoa se reconhece e constrói laços de afinidade, tendo por base um
atributo ou conjuntos de atributos que o distingue dos outros, seja pelo local
de nascimento, religião, origem familiar ou profissão, por exemplo.
Um ponto importante a ser destacado é a relação entre identidade e
memória. A memória é um elemento constitutivo do sentimento de identidade, na
medida em que responde também pelos sentimentos de continuidade e de coerência.
Assim, é importante reter que as identidades são construídas e estão longe de
serem fixas e imutáveis. Essa construção não está porem, isenta de influencias,
negociações e transformações. Isso quer dizer que memória e identidade podem
ser perfeitamente negociadas e não são fenômenos que devem ser compreendidos
como essências de uma pessoa ou de um grupo.
A memória, por sua vez, não deve ser vista apenas como um
repositório de dados sobre o passado. Assim, falar de memória significa ter em
mente uma relação que envolve o passado, o presente e o futuro.[1]
O Projeto Identidade fundamenta-se em trabalhar a identidade
cultural dos nossos alunos e com isso fazê-los pensar acerca da construção de
quem são e quais os seus valores, quais os seus princípios, quais as nossas
diferenças e quais as nossas singularidades? Por fim, qual a nossa identidade?
Sabedores que a identidade está em constante construção e que por serem jovens
percebam as influências da cultura neste processo.
O intuito de questioná-los a respeito das suas identidades é fomentar
o sentimento de pertencimento ao local onde vivem, sejam seus pais, estado,
cidade, bairro e escola. Respeitando, portanto as diferenças e singularidades
que compõe as identidades individuais e coletivas (tradições, valores,
religiões).
Durante todo o projeto, estaremos realizando debates, discussões e
pesquisas sobre a temática e trazendo algumas atividades que permita definir o
que é a Identidade Cultural, e como constituímos nossa identidade? A identidade
brasileira trás a riqueza necessária para concretizarmos nosso projeto, ao
analisarmos as raízes e influencias da nossa identidade cultural.
[1] FERREIRA, Marieta de Morais. Aprendendo História: reflexão e ensino .São
Paulo: Editora do Brasil, 2009.pg.86-87.
Objetivos:
Objetivo Geral: Discutir identidade cultural.
Objetivos específicos:
- Compreender a importância da cultura para a construção da identidade.
- Trabalhar com evidências materiais ou manifestações de cultura local;
- Valorizar as relações familiares e de amizade: rememorar ou conhecer as histórias de família e amigos;
- Valorizar os saberes locais: “causos” e lendas Cantigas;
- Modos de fazer: culinária local, agricultura tradicional; bordados; forma de falar, musica, dança etc.
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